Implantologia
A implantologia é a área da Medicina Dentária que se dedica à substituição de dentes perdidos através de implantes dentários. Atualmente oferece uma variedade de soluções, adaptadas a cada situação, que permitem recuperar a qualidade de vida, sorriso e autoconfiança das pessoas. Esta área deve ser vista como mais uma alternativa de tratamento.
Esta especialidade da medicina dentária tem sofrido uma grande evolução sendo das mais procuradas porque permite obter uma solução definitiva e há tanto tempo esperada para problemas de falta de dentes.
A maior vantagem desta opção terapêutica é o facto de permitir a reabilitação oral que mais se aproxima da dentição natural em termos fisiológicos e de conforto, devolvendo a função estética e mastigatória na sua totalidade. Para além disso, os implantes oferecem um conjunto de vantagens que contribuem para a preservação da saúde oral:
- As raízes artificiais funcionam como dentes naturais, não se sentindo praticamente qualquer diferença;
- São fabricados em titânio, um material biocompatível que não induz rejeição ou reação indesejável no corpo humano;
- Preservam o osso natural, e por estimularem o osso, estabilizam a perda óssea;
- A sua colocação é realizada através de um procedimento rápido e minimamente invasivo;
- Por serem ancoradas no osso, as próteses suportadas por implantes fornecem estabilidade e conforto;
Com os cuidados adequados e uma correta higiene oral, os implantes são soluções duradouras. Atualmente o tratamento com implantes é o melhor meio para substituição de dentes perdidos, com uma relação custo-benefício quase ideal para o utente.