Protese fixa e removível
Prótese Fixa e Removível - Reabilitação dentária com coroas, pontes, próteses esqueléticas e acrílicas totais ou parciais.
Prótese Fixa
As próteses fixas são constituídas por coroas, pontes e próteses totais suportadas por implantes.
As coroas são capas que se destinam a reconstituir a coroa natural do dente parcialmente destruído. Implica a existência de parte da estrutura do dente que se propõe reconstruir e ao qual será colada através de um cimento próprio.
A ponte é uma restauração protéctica destinada a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos ao espaço desdentado.
Prótese Removível
As próteses removíveis podem ser parciais e totais. As parciais removíveis podem ser totalmente em acrílico ou terem uma parte metálica chamada esqueleto e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Estas últimas são conhecidas como esqueléticas.
As próteses parciais removíveis em acrílico são as mais baratas e deveriam ter apenas um carácter temporário. No entanto são as mais usadas por razões sócio económicas. Este tipo de prótese é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam. Apoia-se nos tecidos moles e no caso de algumas esqueléticas também nos dentes naturais ainda presentes.